VULCÕES
Frequentemente esquecemos, na comodidade artificial em que nos instalámos, de que vivemos num mundo feito de ar, água, terra e fogo, como o pretendiam os antigos. E quando a Natureza se manifesta não é só em magníficas paisagens e ambientes paradisíacos; é também na fúria dos Elementos. O Hawaii tem as mais belas praias do mundo e também os mais assustadores vulcões, em constante actividade. Na tormenta ou na serenidade, a Natureza consegue ser surpreendentemente bela.
Vulcão corresponde a uma estrutura geológica que surge a partir da emissão de magma, gases e partículas quentes do interior da Terra para a superfície terrestre.
Os vulcões têm um formato cônico, quando estão em atividade liberam um grande volume de cinzas, gases e aerossóis na atmosfera, isso pode provocar um processo de resfriamento temporário. Todo conjunto de gases liberados se enquadra com um tipo de poluição natural.
Os eventos vulcânicos são considerados como uma grande catástrofe natural que diversas vezes refletem resultados em nível global.
Esse fenômeno natural, assim como outros que acontecem, não é passível de previsões precisas por isso muitas vezes produzem danos sem precedentes.
Um estudo de pesquisadores dos Estados Unidos e de Taiwan apontou que imensas atividades vulcânicas há cerca de 200 milhões de anos permitiram que os dinossauros se tornassem os seres dominantes na Terra.
Os dinossauros foram os vertebrados terrestres dominantes por mais de 135 milhões de anos.
Se, por um lado, é amplamente aceito que um asteroide teria causado sua extinção, não há consenso sobre os fatores que permitiram sua ascensão.
Segundo o estudo publicado na revista acadêmica americana Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), um período de 600 mil anos de constantes erupções vulcânicas alterou o clima, causando a extinção em massa dos principais competidores dos dinossauros e abrindo o caminho para a sua hegemonia.
Essa revolução climática ocorreu há 200 milhões de anos, no final do período Triássico.
Até então, grande parte dos continentes terrestres estava unida, formando o continente conhecido como Pangeia. Mas, quando a América do Norte e a África começaram a se separar, a Terra passou a enfrentar esse período de 600 mil anos de erupções vulcânicas.
nessa fase de atividade dos vulcões, 50% dos animais de quatro patas, 50% das plantas terrestres e 20% das famílias marinhas foram extintas.
https://www.brasilescola.com/geografia/vulcoes.htm
Gabrielle