Entrevistas
Entrevista com o Professor Abel Edson Miguel – Coordenador da Oficina Mídias – Projeto Mais Educação
1) Quais são as idéias para o jornal?
Nossa meta é fazer publicações mensais, e até semanais na página online do jornal e inicialmente uma publicação impressa por trimestre, no decorrer do trabalho fazer publicações bimestrais até chegar a uma publicação por mês. Na versão online serão publicadas todas as matérias produzidas, enquanto na versão impressa haverá uma seleção dos conteúdos mais relevantes e que atendam os anseios do Projeto.
2) Quais os benefícios que o jornal poderá trazer para o colégio?
Divulgação dos eventos e dos trabalhos desenvolvidos pela comunidade escolar e com isso uma valorização da instituição e de seus projetos.
3) Quais os assuntos poderão ser colocados no jornal?
Eventos promovidos pelo colégio, c charges, histórias em quadrinhos, palavras cruzadas, alunos destaques, pesquisas realizadas pelos alunos, etc.
4) Qual rendimento você espera dos alunos?
Que eles aprendam a pesquisar, trabalharem em equipes, e principalmente se desenvolvam como cidadãos conscientes do papel que desempenham ou que podem desempenhar na comunidade.
5) Faça um comentário sobre a Oficina Jornal.
É uma experiência que almeja auxiliar e promover de forma integral de cidadãos conscientes.
ENTREVISTA: Professor Marcelo (Coordenador da oficina horta).
1) Quais os objetivos da horta?
Temos como objetivos: promover um contato dos alunos com trabalhos manuais e com a terra, destacar a importância dos vegetais para os seres vivos, possibilitar o trabalho em equipe e incentivar o consumo de alimentos saudáveis.
2) Como funciona a horta?
A construção da horta está sendo realizada pelos alunos do projeto “Mais Educação” com o monitoramento da estudante de biologia da UFPR Gacieli Ferrari, a princípio estamos apenas montando os canteiros e aguardando o término da cerca para começar a semear. Infelizmente alguns alunos não respeitam o espaço e pisam nos canteiros, portanto, enquanto a horta não estiver cercada não podemos começar a plantar.
3) O que pode prejudicar o solo?
O solo pode ser prejudicado por causas naturais como as erosões, ou pela ação do homem, com a utilização de produtos químicos como inseticidas ou agrotóxicos, e também através da queimadas. As plantas retiram nutrientes do solo para seu desenvolvimento, quando elas morrem são reincorporadas ao solo devolvendo os nutrientes, quando as queimadas são realizadas esta devolução de nutrientes não ocorre deixando o solo pobre. Existe também o fator poluição.
4) O que acontece com as plantas que não recebem adubo?
A falta de adubo no solo atrapalha o desenvolvimento do vegetal, deixa a planta mais vulnerável ao ataque de pragas e doenças. Um solo bem adubado vai estimular o crescimento e o aumento da produção.
5) Por que tem épocas para cada tipo de semeadura?
Isto está relacionado as condições climáticas, pois geadas podem matar ou debilitar as plantas, a presença de umidade no solo também tem influencia, existem mudas que não toleram o calor, por isso é necessário semear na época correta.
6) Quais as sementes que podemos semear nessa época?
As sementes mais indicadas para maio e junho são aquela que desenvolvem vegetais em baixo da terra como rabanete, cenoura, nabo, beterraba, alho entre outros, pois logo entraremos no inverno estação das geadas.
7) É necessário sempre regar as plantas?
As plantas têm a capacidade de sintetizar compostos orgânicos, ou seja, elas fabricam seu próprio alimento através da fotossíntese. Para realizar este processo ela necessita de luz solar, gás carbônico e água. Os melhores horários são de manhã e no fim da tarde, a freqüência vai variar, pois temos dias mais quentes ou mais frios, dias mais úmidos ou mais secos.
Entrevista com a Prof. Áurea( coordenadora da Oficina de Letramento).
1) Qual a sua opinião sobre o projeto “Mais Educação”?.
Penso que o projeto é uma forma de avançarmos na educação de crianças, adolescentes e jovens, garantindo-lhes que socializem suas vivências e, ao mesmo tempo, se apropriem das possibilidades que possam enriquecer os aspectos dos conteúdos trabalhados durante sua vida escolar.
2) O que é ensinado na Oficina de Letramento?
O aprendizado da língua oral e escrita é um processo que na se acaba nunca, portanto, através desta oficina, criamos oportunidades, que possam desenvolver, nos alunos, habilidades cognitivas de leitura e escrita.
3)Essa oficina pode trazer algum benefício para os alunos?
Tudo que é trabalhado na escola tem a obrigação de trazer benefícios aos alunos. Esse é um compromisso da escola, não há outra possibilidade.
4) O que pode melhorar na oficina?
Estamos apenas dando os primeiros passos nesse projeto. Ainda é muito cedo para detectar o que se deve melhorar. Mas, o nosso compromisso é “avançar” a partir das vivências que transformamos em realidade.
5) Deixe seu recado para os leitores.
A aprendizagem e o ensino da leitura e da escrita despertam atenção pela importância que desempenham em todo o processo educativo, com vistas a formação integral de homens e mulheres, num ser humano, social e único. Todos nós devemos ter a consciência de que somos passíveis dessa formação e isso é construído dentro de cada unidade escolar. Valorizar, sempre, cada oportunidade é que garante um futuro de múltiplas possibilidades para cada um de nós.